Home / Notícias / Africas / Brasil passa vergonha nas Nações Unidas na reunião de direitos humanos

Brasil passa vergonha nas Nações Unidas na reunião de direitos humanos

No dia 5 de maio, em Genebra, o Conselho de Direitos Humanos da ONU cobrou do Brasil a consolidação e evolução nas suas políticas de direitos humanos. O país passou vergonha. A reunião da ONU foi para realizar a chamada RPU (Revisão de Políticas Universais de Direitos Humanos). E aí mais de cem intervenções de membros do conselho apontaram diversos aspectos problemáticos no país.

Por Dennis de Oliveira*

No dia 5 de maio, em Genebra, o Conselho de Direitos Humanos da ONU cobrou do Brasil a consolidação e evolução nas suas políticas de direitos humanos. O país passou vergonha. A reunião da ONU foi para realizar a chamada RPU (Revisão de Políticas Universais de Direitos Humanos). E aí mais de cem intervenções de membros do conselho apontaram quatro aspectos problemáticos no país:

1-) A situação dos indígenas no Brasil – a preocupação das Nações Unidas é com a violência e morte de lideranças indígenas na luta pela demarcação das suas terras.

2-) Crescimento das mortes de defensores de direitos humanos – foram 69 no ano passado e 21 somente nestes quatro meses de 2017;

3-) Sistema prisional – o Brasil será julgado pela Corte Interamericana pelas mortes nos presídios no ano passado; o país tem a quarta maior população carcerária do mundo; na apresentação a ministra dos Direitos Humanos disse que a meta do governo é reduzir em 10% a população carcerária. Esta medida foi considerada pura demagogia, pois os planos de segurança pública discutidos no governo vão justamente no sentido contrário, de ampliar o encarceramento.

4-) Autonomia administrativa e financeira do Conselho de direitos humanos para que se possa garantir a plena implantação das políticas de direitos humanos no país.

As reformas e o ajuste fiscal também forem questionados pelos conselheiros da ONU, uma vez que o princípio básico de direitos humanos é a progressividade nos direitos econômicos, sociais e culturais. O ajuste fiscal vai na contramão.

Não é a primeira vez que as políticas de ajuste fiscal são criticadas pelos defensores dos direitos humanos nos fóruns internacionais.

A ministra LoislindaValois não ficou no encontro com as organizações não governamentais brasileiras que também participaram da reunião. A ministra apenas saudou a presença e depois se retirou, demonstrando o desrespeito do governo com a sociedade civil.

Por isto, notícias como a publicada hoje no jornal “Folha de S. Paulo” de aumento da violência no Rio de Janeiro, infelizmente tendem a ser mais comuns em um país que retrocede rapidamente nas políticas de direitos humanos.

*Dennis de Oliveira, professor da Universidade de São Paulo, coordenador do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) e membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro (Neinb). E-mail: dennisol@usp.br

Foto:  ONU – CREATIVE COMMONS – CC BY 3.0

The post Brasil passa vergonha nas Nações Unidas na reunião de direitos humanos appeared first on Quilombo.

Anews

[“Este artigo reflete as opiniões do autor e não do veículo. O Portal Áfricas não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizada pelas informações, conceitos ou opiniões do (a) autor (a) ou por eventuais prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso da informações contidas no artigo.”]

5 comments

  1. florinenation@inbox.com'

    Hello there, You have done an excellent job. I will certainly digg it and personally recommend
    to my friends. I am sure they’ll be benefited from this site.

  2. benny_coyne@gmail.com'

    Hey there! I understand this is sort of off-topic however I
    had to ask. Does running a well-established blog like yours take a large amount of work?
    I am completely new to blogging however I do write
    in my diary on a daily basis. I’d like to start a blog so I can share my personal experience and
    feelings online. Please let me know if you have any suggestions
    or tips for new aspiring blog owners. Thankyou!

  3. lilliecraft@gmail.com'

    Your style is so unique compared to other folks I’ve read stuff from.

    Thanks for posting when you have the opportunity, Guess I’ll
    just book mark this blog.

  4. aurelio_hales@gmail.com'

    There’s definately a lot to learn about this subject. I love all
    of the points you made.

  5. rodney.quick@web.de'

    I think that what you said was actually very logical. But, think about this, suppose you
    added a little information? I am not saying your information is not good., however suppose you added something
    that grabbed a person’s attention? I mean Brasil passa vergonha nas Nações Unidas na reunião de direitos humanos – Áfricas – Agência de
    Notícias is a little vanilla. You might peek at Yahoo’s
    home page and see how they create article headlines to grab viewers to open the links.
    You might try adding a video or a related picture or two to grab readers excited about what you’ve got
    to say. In my opinion, it could bring your blog a little livelier.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

x

Check Also

Tribunal condena M.Officer por escravidão. Empresa pode ser banida de SP

Por Leonardo Sakamoto e Piero Locatelli ...