Brasil passa vergonha nas Nações Unidas na reunião de direitos humanos – Áfricas – Agência de Notícias
Home / Africas / Brasil passa vergonha nas Nações Unidas na reunião de direitos humanos

Brasil passa vergonha nas Nações Unidas na reunião de direitos humanos

No dia 5 de maio, em Genebra, o Conselho de Direitos Humanos da ONU cobrou do Brasil a consolidação e evolução nas suas políticas de direitos humanos. O país passou vergonha. A reunião da ONU foi para realizar a chamada RPU (Revisão de Políticas Universais de Direitos Humanos). E aí mais de cem intervenções de membros do conselho apontaram diversos aspectos problemáticos no país.

Por Dennis de Oliveira*

No dia 5 de maio, em Genebra, o Conselho de Direitos Humanos da ONU cobrou do Brasil a consolidação e evolução nas suas políticas de direitos humanos. O país passou vergonha. A reunião da ONU foi para realizar a chamada RPU (Revisão de Políticas Universais de Direitos Humanos). E aí mais de cem intervenções de membros do conselho apontaram quatro aspectos problemáticos no país:

1-) A situação dos indígenas no Brasil – a preocupação das Nações Unidas é com a violência e morte de lideranças indígenas na luta pela demarcação das suas terras.

2-) Crescimento das mortes de defensores de direitos humanos – foram 69 no ano passado e 21 somente nestes quatro meses de 2017;

Leia também:   Diário de construção #4

3-) Sistema prisional – o Brasil será julgado pela Corte Interamericana pelas mortes nos presídios no ano passado; o país tem a quarta maior população carcerária do mundo; na apresentação a ministra dos Direitos Humanos disse que a meta do governo é reduzir em 10% a população carcerária. Esta medida foi considerada pura demagogia, pois os planos de segurança pública discutidos no governo vão justamente no sentido contrário, de ampliar o encarceramento.

4-) Autonomia administrativa e financeira do Conselho de direitos humanos para que se possa garantir a plena implantação das políticas de direitos humanos no país.

As reformas e o ajuste fiscal também forem questionados pelos conselheiros da ONU, uma vez que o princípio básico de direitos humanos é a progressividade nos direitos econômicos, sociais e culturais. O ajuste fiscal vai na contramão.

Não é a primeira vez que as políticas de ajuste fiscal são criticadas pelos defensores dos direitos humanos nos fóruns internacionais.

A ministra LoislindaValois não ficou no encontro com as organizações não governamentais brasileiras que também participaram da reunião. A ministra apenas saudou a presença e depois se retirou, demonstrando o desrespeito do governo com a sociedade civil.

Leia também:   BEM VINDOS! BIENVENUES!• Crespo e Cacheado Masculino • Feels Black

Por isto, notícias como a publicada hoje no jornal “Folha de S. Paulo” de aumento da violência no Rio de Janeiro, infelizmente tendem a ser mais comuns em um país que retrocede rapidamente nas políticas de direitos humanos.

*Dennis de Oliveira, professor da Universidade de São Paulo, coordenador do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) e membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro (Neinb). E-mail: dennisol@usp.br

Foto:  ONU – CREATIVE COMMONS – CC BY 3.0

The post Brasil passa vergonha nas Nações Unidas na reunião de direitos humanos appeared first on Quilombo.

Anews

[“Este artigo reflete as opiniões do autor e não do veículo. O Portal Áfricas não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizada pelas informações, conceitos ou opiniões do (a) autor (a) ou por eventuais prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso da informações contidas no artigo.”]

. Dennis Oliveira

Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e do Programa de Pós Graduação de Direitos Humanos e de Mudança Social e Participação Política da USP. Coordena o CELACC (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação) e é membro do Neinb (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro) e do Alterjor (Grupo de Pesquisa de Jornalismo Popular e Alternativo).

veja mais

MEU IRMÃO PEGOU MINHA MELHOR AMIGA… #rayegicarespondem | RAYZA NICÁCIO