Home / Agência Áfricas / COJIRA promove em SP seminário sobre equidade nas empresas jornalisticas

COJIRA promove em SP seminário sobre equidade nas empresas jornalisticas

Sindicato dos Jornalistas sedia Seminário Equidade Racial nas Empresas Jornalísticas em SP

Agência Áfricas de Notícias – por Claudia Alexandre

No próximo dia 23 de setembro, das 9h30 às 12h, a COJIRA – Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo promoverá o primeiro Seminário Equidade Racial nas Empresas Jornalísticas.

O objetivo é elaborar propostas para minimizar a desigualdade, a partir de uma reflexão sobre a baixa presença de jornalistas negros e negras nas redações e sobre os resultados desse tipo de negociação em outras categorias. Entre os convidados estão a Dra. Cida Bento – psicóloga, diretora executiva do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desiguladades, eleita, em 2015, pela “The Economist”, a mulher brasileira mais influente do mundo no campo da Diversidade; e Daniel Taquiguthi Ribeiro, sociólogo e técnico do SAIS – Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (veja abaixo a lista completa dos palestrantes).

De acordo com a pesquisa “Perfil do jornalista brasileiro”, organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em 2012, apenas 5% dos profissionais se autodeclararam de cor preta, enquanto 18% se consideram de cor parda, diante de uma maioria absoluta de 72% de brancos.

Para intervir nessa realidade, o seminário incluirá um painel expositivo sobre o tema, apresentando dados e histórico da problemática, assim como o relato de experiências bem-sucedidas de promoção da equidade racial.

Em seguida, os participantes vão debater e construir, de forma colaborativa, um plano de ação para incidência nessa área e uma proposta a ser apresentada às empresas de comunicação.

Cronograma

9h30 – Credenciamento e Boas vindas

10h – Abertura oficial Cojira-SP – com Juliana Gonçalves

11h – Diálogo com convidados(as) Cleonice Caetano Souza, Daniel TaquiguthiRibeiro, Ivone Silva e Luis Augusto Ribeiro da Costa

13h – Intervalo para almoço

14h – Workshop Ceert – com Profa. Dra. Maria Aparecida Silva Bento

17h – Encerramento

PALESTRANTES:

Cleonice Caetano Souza é dirigente sindical desde a década de 1980, graduanda em Serviço Social pela Universidade Unicesumar. Diretora do Departamento Social, Previdenciário, Saúde e Segurança no Trabalho do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Daniel Taquiguthi Ribeiro é sociólogo e técnico do SAIS – Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Ivone Silva é graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo com MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Bancária do Itaú-Unibanco desde 1989 e, atualmente, Presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

Juliana Gonçalves é jornalista, ativista do Movimento Negro e mãe. Integra a Cojira/SP e atua como repórter do Brasil de Fato e tem textos publicados na Carta Capital, Revista TPM e na revista eletrônica Calle2.

Luis Augusto Ribeiro da Costa é sociólogo, supervisor do SAIS – Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Maria Aparecida Silva Bento – Cida Bento – é doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, eleita, em 2015, pela “The Economist”, a mulher brasileira mais influente do mundo no campo da Diversidade. Também é membro da Comissão de Direitos Humanos do CFP – Conselho Federal de Psicologia, professora da Universidade do Texas (Austin) e autora de livros no campo da diversidade.

Serviço

SeminárioEquidade Racial nas Empresas Jornalísticas

Quando: 23 de setembro, das 9h30 às 17h

Local: Auditório Vladimir Herzog (Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo) – Rua Rego Freitas, 530, sobreloja – República

x

Check Also

Representantes de Religiões Afro exigem direito de resposta contra TV Record

TRF julgará direito de resposta das ...