Home / Direitos Humanos / Religião / Firmino condena ataques aos terreiros e lança campanha contra intolerância

Firmino condena ataques aos terreiros e lança campanha contra intolerância

 

11/07/17, 13:10

Fotos: Wilson Filho

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), realizou no fim da manhã desta terça-feira (11), o lançamento do I Festival de Tambozeiro de Teresina, no Parque Lagoas do Norte. Na oportunidade, o chefe do executivo municipal condenou os recentes ataques sofridos por terreiros de umbanda na capital.

 “Teresina é uma cidade que tem que respeitar as diferenças. Esse evento é um grito de necessidade por respeito. Temos que reconhecer no outro o direito de se expressar”, declarou Firmino.

O primeiro Festival de Tambozeiro tem como objetivo resgatar e valorizar as culturas de religiões de matrizes africanas. 

“O desejo da prefeitura é manter uma parceria com a comunidade realizando eventos e ações que paguem uma dívida histórica com o povo negro de Teresina”, disse o prefeito.

O pai Rondinele de Oxum, coordenador do Festival, conta que o concurso vai premiar o melhor toque de tambor. Serão apreciados os toques dos ritmos que tocam nos terreiros. O ganhador do Festival vai participar do Tambor de Ouro, que ocorre no Rio de Janeiro (RJ). 
Ele disse ainda que os recentes ataques nos terreiros, com a quebra de imagens, por exemplo, foram motivados pela intolerância religiosa. 

Leia também:   Fiéis cuiabanos celebram 109 anos de Umbanda

“Essa intolerância é grave e precisamos dar um basta. As religiões de matrizes africanas comungam com a paz. Ninguém precisa nos aceitar, e sim nos respeitar”, defende o pai Rondinele. 

Durante o lançamento do Festival, os integrantes dos mais de 480 terreiros de Teresina lançaram a campanha “Liberdade Religiosa: eu tenho fé”, que vai espalhar outdoors na cidade a partir de agosto contra a intolerância religiosa. 

Festival Tambozeiro 

O Festival irá ocorrer nos dias 29 e 30 de julho, e 05 e 06 de agosto. A inscrição gratuita é gratuita. O presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Luís Carlos Martins, disse que o evento poderá ser inserido no calendário cultural de Teresina.  A divulgação dos vencedores será no dia 19 de agosto, durante a 5ª edição do Cultura Negra Estaiada na Ponte.
 
A premiação será para os três primeiros colocados. O primeiro lugar irá receber R$ 3.000, o segundo lugar R$ 2.000 e o terceiro lugar recebe um kit de atabaques.

 

Flash Izabella Pimentel 
Da Redação Carlienne Carpaso
redacao@cidadeverde.com

 

Extraído do canal de notícias Cidade Verde.com / Teresina – PI
http://cidadeverde.com/noticias/251661/firmino-condena-ataques-aos-terreiros-e-lanca-campanha-contra-intolerancia

Fonte Jornal Awùre

Anews

Leave a Reply

Your email address will not be published.

x

Check Also

A quem interessa a onda de intolerância religiosa que sacode o Brasil?

Os mais perseguidos são os locais ...