Home / Agência Áfricas / Jornalistas pela Igualdade Racial lançam nota de repúdio contra Waack

Jornalistas pela Igualdade Racial lançam nota de repúdio contra Waack

Jornalistas pela Igualdade Racial do Estado de São Paulo pedem que a TV Globo afaste em definitivo William Waack

Agência Áfricas de Notícias – por Claudia Alexandre

O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo lançou na manhã desta quinta-feira, dia 9, uma nota de repúdio contra o jornalista William Waack, pela atitude racista divulgada em vídeo e viralizada pelas redes sociais. O comunicado pede a demissão do apresentador, pela Rede Globo de Televisão e foi elaborado pela COJIRA – Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, formado há 17 anos por profissionais negros e negras. Veja a íntegra da nota:

“A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira SP) de São Paulo e a Diretoria do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo repudiam os comentários racistas feitos pelo apresentador da TV Globo William Waack em vídeo amplamente divulgado. É papel dos jornalistas prezar pela diversidade e respeito à igualdade racial e os comentários feitos são incompatíveis com a continuidade do jornalista no exercício das suas funções atuais na emissora. Dessa forma, apoiamos o afastamento definitivo do apresentador, uma vez que reivindicamos a eliminação de todas as formas de manifestação e/ou representação de racismo e qualquer outro tipo de discriminação e intolerância”.
Cojira-SP

Leia também:   “É um desafio ser uma negra e índia que se atreve a escrever”, diz Cláudia Canto

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo