Home / Brasil | Mundo / Redação / Política / Poder / Palmares apoia evento em homenagem ao Dia de Ogum em Brasília

Palmares apoia evento em homenagem ao Dia de Ogum em Brasília

Neste domingo (23) nas Praças do Orixá em Brasília, a Fundação Cultural Palmares participará do evento de Louvor a Incoce, Mucumbe e a Matamba, organizado pela Federação de Umbanda e Candomblé do Distrito Federal e Entorno. Serão homenageadas as casas de Angola e as de Umbanda. A data refere-se à comemoração do Dia de Ogum celebrado pelas religiões de matriz africana por todo país.

A programação começará às 12h e os participantes poderão visitar a Feira Cultural e Afro Gastronômica. Haverá um ato contra a intolerância religiosa e em seguida homenagens a Ogum feitas pela umbanda e pelas nações Ketu, Jêje e Nagô. Está previsto também o Toque da Jurema, que é uma roda de cantigas.

Leia também:   Ministra diz que portaria sobre trabalho escravo destrói Lei Áurea

Ogum é o orixá “Senhor da Guerra”. Divindade que lhe é atribuída a proteção de seus filhos e devotos nas batalhas e a segurança nas estradas. Os trabalhos feitos nesta data dedicados a Ogum são para alcançar sua proteção ao longo do ano. A data também é uma homenagem a São Jorge, que no Brasil é sincretizado com dois Orixás: Ogun e Oxossi/Odé (na Bahia).

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelos seguintes números:

(61) 98520-4802 / 98215-4660 / 3224-6644

http://www.palmares.gov.br/?p=45393

1

x

Check Also

Alckmin assina adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Agência Áfricas de Notícias  O governador ...