Home / Notícias / Africas / Reforma previdenciária é a nova lei dos sexagenários

Reforma previdenciária é a nova lei dos sexagenários

Tempos atrás, publiquei um artigo afirmando que o golpe praticado contra a presidenta Dilma Roussef era racista (clique aqui para ler). Isto porque o interesse dos golpistas era acabar com políticas públicas que beneficiavam principalmente a população negra e, em especial, as mulheres negras.

Nem preciso dizer que os paneleiros e pseudomoralistas de plantão – inclusive alguns “negros” – detonaram o artigo nas redes sociais. Aquela compreensão obtusa de que considera como racismo apenas comportamentos praticados diretamente contra indivíduos negros.

Uma dificuldade imensa em entender o racismo para além dos comportamentos. Entendê-lo como estrutura. E, como estrutura, que se expressa em uma lógica que prejudica não uma vítima negra, mas sim o conjunto da população negra do país.

A reforma da Previdência proposta pelo governo Temer tem como elemento central exigir a idade mínima de 65 anos para ter direito a aposentadoria integral.

Vamos pegar apenas este aspecto da reforma. Abaixo o mapa da expectativa de vida dos subdistritos da cidade de São Paulo:

Os distritos da periferia da cidade de São Paulo tem longevidade menor

Vejam que os distritos de Cidade Tiradentes,  Anhanguera, Jardim Angea, Grajaú e Iguatemi tem as menores expectativas médias de vida.

OK, o que isto tem a ver com racismo? Simples,  abaixo a participação de negras e negros na população de cada distrito:

Presença  de negras e negros na população de cada distrito da cidade de São Paulo
Presença de negras e negros na população de cada distrito da cidade de São Paulo

“Coincidentemente” os distritos com menores expectativas de vida são os que tem maior participação de negras e negros na população.

Em outras palavras, são os maiores prejudicados com a reforma da Previdência. Uma idade mínima que supera a longevidade é negar o direito à aposentadoria.

Na prática, é uma atualização da Lei dos Sexagenários que em 1885 deu liberdade a todos os escravizados que tivessem mais de 60 anos – quando a longevidade dos escravizados não chegava nem a 50 anos.

The post Reforma previdenciária é a nova lei dos sexagenários appeared first on Quilombo.

Anews

[“Este artigo reflete as opiniões do autor e não do veículo. O Portal Áfricas não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizada pelas informações, conceitos ou opiniões do (a) autor (a) ou por eventuais prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso da informações contidas no artigo.”]

Leave a Reply

Your email address will not be published.

x

Check Also

Conheça a “lista suja” do trabalho escravo que o governo não divulgou

Blog do Sakamoto Uma nova atualização ...