Home / Direitos Humanos / Zumbi dos Palmares será julgado?

Zumbi dos Palmares será julgado?

 

Isso mesmo: nesta quinta-feira (23), Zumbi dos Palmares, ícone da luta contra a escravização de negras e negros,  será levada a júri popular na série Júri simulado – releitura do Direito na História.

A iniciativa é Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, por meio do projeto do subdefensor público geral do Estado, Rafson Ximenes, da subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Eva Rodrigues, e do defensor público Raul Palmeira.

Sergio Laurentino viverá Zumbi, 322 anos depois, em julgamento histórico

A série traz a proposta de garantir o resgate dos direitos de personagens da história popular que, à época, não puderam exercer a prerrogativa de todo acusado: o contraditório e a ampla defesa efetiva.

Assim, Zumbi terá como jurados o povo baiano, três dias após do dia da Consciência Negra – que tem como referência a morte do líder do Quilombo de Palmares.

Zumbi foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e entregue aos cuidados do Padre Antônio Melo, em Porto Calvo, quando ainda tinha cerca de seis anos. Em 1695  teve a cabeça cortada e entregue ao governador Melo e Castro, para expô-la em praça pública de modo a acabar com o mito da imortalidade de Zumbi dos Palmares.

O herói negro das Américas, 322 anos depois, será interpretado pelo ator Sérgio Laurentino, do Bando de teatro Olodum.

Em 1695. Zumbi  teve a cabeça cortada e entregue ao governador Melo e Castro.

“Zumbi terá um julgamento fora das bases do punitivismo penal. Viva a Resistência Negra na Bahia e no Brasil. Esta é uma resposta organizada contra a redução da Maioridade penal, contra a Guerra às Drogas, contra o populismo penal” explica a ouvidorageral da DPE-BA, Vilma Reis.

A doutora em história, Wlamyra Ribeiro de Albuquerque, fará uma palestra no encerramento do evento.

Da Redação do Portal Correio Nagô.

Só no Portal Áfricas, “Palavras ganham voz”

x

Check Also

O pecado da discriminação racial

    CartaCapital |  Hamdullah Ozturk  Quem ...